Entre as falhas ‘micros’ no aumento do preço da gasolina, Governo desrespeitou a população
No meio de várias situações macros ainda a carecerem de análise, no âmbito do processo de retirada dos subsídios e o consequente aumento do preço da gasolina, gostaria de começar por um aspecto micro. Ou aparentemente micro, mas que me parece bastante importante e, mais do que isso, preocupante. Refiro-me à falta de respeito, de preocupação e de conhecimento que o Governo mostrou ter pelo povo que governa. Refiro-me ao timing que o Governo deu às pessoas, desde a decisão até à entrada em vigor da nova tarifa.
As pessoas tiveram menos de 24 para se ajustarem ao aumento de cerca de 87,5% do preço da gasolina. Esta postura, se não é de falta de respeito ao povo, não é nada menos grave e perigoso. Se não for por mera falta de respeito e vontade de lembrar ao povo que é um Governo extremamente arrogante, que outra razão faria o Governo, ou um governo normal aumentar o preço do combustível com a pressa a que se assistiu? Será que estamos em banca rota total que, se não fosse ‘agora’, seria tarde demais?
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
Venâncio Mondlene acusa João Lourenço de temer reabertura do processo ‘dívidas ocultas’